Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Morre Otavio Frias Filho, pioneiro do novo jornalismo brasileiro.

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 6 anos

    Morreu na madrugada desta terça-feira (21/8) Otavio Frias Filho, diretor de Redação da Folha de S.Paulo, aos 61 anos de idade. Vítima de câncer no pâncreas, descoberto há onze meses, Otavio reagia bem ao tratamento, mas cedeu diante de complicações verificadas na semana passada.

    Formado em Direito na Faculdade do Largo de São Francisco (USP) e não em jornalismo, Otavio modernizou seu jornal e delineou um modelo que foi perseguido por quase toda a imprensa brasileira. Este site, por exemplo. Paralelamente, foi dramaturgo e ensaísta.

    Otavio deixa a mulher, Fernanda Diamant — que dirige a revista literária Quatro Cinco Um — duas filhas, Miranda e Emília; o irmão Luiz, que dirige o Grupo Folha; Maria Cristina, editora da coluna Mercado Aberto; e Maria Helena, médica.

    Ao assumir o comando da Folha, em 1984, aos 27 anos, Otavio encontrou forte resistências dos jornalistas de então. Ele comandou a elaboração de um Manual da Redação que batia de frente com as práticas de então. O guia impunha o a busca de “jornalismo crítico, apartidário e pluralista”. Reduziu o subjetivismo dos redatores ao forçar textos descritivos e precisos. Adotou mecanismos de controle interno, como o controle do número de erros cometidos por profissional, instituiu o cargo de ombudsman e mesmo inquéritos para apurar notícias erradas.

    Existiam dois Otavios. Um discreto, meio carrancudo, reservado e avesso à exposição de sua vida pessoal; outro vigoroso, desinibido, criativo e radical — traços presentes em seus textos, sejam editoriais, nas peças de teatro e ensaios.

    Inicialmente, na década de 80, teve de enfrentar rebelião dos jornalistas da Folha, mas teve o apoio de seu pai (aqui, a transcrição do debate: https://www.conjur.com.br/2007-mai-02/saiba_quem_foi_empresario_octavio_frias_oliveira). A velha guarda não admitia que alguém com a idade de Otavio, com pouca vivência na profissão pudesse lhe dizer como fazer jornalismo. E nasceu a geração dos apelidados “menudos”, jovens jornalistas também pouco ex...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores10982
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/morre-otavio-frias-filho-pioneiro-do-novo-jornalismo-brasileiro/615156882

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)