Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Professor com dedicação exclusiva é condenado por manter consultório

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 6 anos

    Professor de universidade federal com regime de dedicação exclusiva que exerce, concomitantemente, atividade remunerada na iniciativa privada incorre em estelionato majorado, crime tipificado no artigo 171, parágrafo 3º, do Código Penal.

    O entendimento é da 4ª Seção do Tribunal Regional Federal da 4ª Região ao confirmar sentença que condenou um professor da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) por violar o regime de dedicação exclusiva ao manter consultório particular por mais de quatro anos. A conduta afrontou o artigo 112, inciso III, da Lei 11.784/08 (Plano Geral de Cargos do Poder Executivo), que exigia do réu dedicação exclusiva à universidade em dois turnos diários completos e impedimento do exercício de outra atividade remunerada, pública ou privada.

    O dolo ficou evidenciado porque o servidor não informou à UFSM o exercício da atividade paralela, o que seria uma obrigação funcional, nem declarou os valores recebidos em seu consultório ao Imposto de Renda, o que revela tentativa de esconder que possuía outra fonte de renda.

    Segundo o Ministério Público Federal, autor da denúncia, o prejuízo causado aos cofres públicos entre 2007 e 2011 foi de R$ 200 mil.

    A decisão de primeiro grau, que condenou o ré...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores10989
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações60
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/professor-com-dedicacao-exclusiva-e-condenado-por-manter-consultorio/640177625

    Informações relacionadas

    Recurso - TJSP - Ação Direito Civil - Procedimento do Juizado Especial Cível

    Supremo Tribunal Federal
    Jurisprudênciahá 5 anos

    Supremo Tribunal Federal STF - RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO: ARE XXXXX RS - RIO GRANDE DO SUL

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)