Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Em vídeo, Eduardo Bolsonaro fala em fechar STF e prender ministros

Publicado por Consultor Jurídico
há 6 anos

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) acha que se o Supremo Tribunal Federal contrariar seu pai, o candidato à Presidência, Jair Bolsonaro o tribunal poderá ser fechado e seus ministros presos. A revelação é de um vídeo feito em julho, mas divulgado agora. Ao perceber o estrago, o pai de Eduardo atribuiu problemas psiquiátricos ao filho, segundo publicou o site do jornal O Globo. “Se alguém falou em fechar o STF, precisa de psiquiatra”, disse Bolsonaro ao jornal.

A “aula” de Eduardo foi para concurseiros que se preparavam para participar de seleção da Polícia Federal. O deputado comentava a hipótese de o STF impugnar a candidatura de seu pai — algo impossível, já que o tribunal não examina esse tipo de matéria — incumbência exclusiva do Tribunal Superior Eleitoral.

Instado a responder o que aconteceria caso o Supremo Tribunal Federal ou o Tribunal Superior Eleitoral tentasse impugnar a chapa, ele respondeu:

"Eu não acho isso improvável não, mas aí vai ter que pagar pra ver. Será que eles vão ter essa força mesmo? Pessoal até brinca lá, cara, se quiser fechar o STF sabe o que você faz? Você não manda nem um jipe, cara, manda um soldado e um cabo. Não é querendo desmerecer o soldado e o cabo não. O que que é o STF, cara? Tipo, tira o poder da caneta de um ministro do STF, que que ele é na rua?", responde Eduardo.

"Se você prender um ministro do STF, você acha que vai ter uma manifestação popular a favor dos ministros do STF? [batendo palmas] Milhões na rua?"Solta o Gilmar! Solta o Gilmar!"Com todo o respeito que eu tenho ao excelentíssimo ministro Gilmar Mendes. Deve gozar de imensa credibilidade entre os senhores. Mas entendeu? Isso aí vai ser um momento em que você vai ter que ter que medir. [...] Essa resposta aí a gente só vai conseguir te dar se realmente o STF ou o TSE pagar pra ver. Mas eu acho que eles não vão querer pagar pra ver não", continua.

Questionada durante entrevista coletiva na sede do TSE, a presidente da Corte, Rosa Weber, afirmou que Eduardo Bolsonaro tinha “desautorizado” o vídeo.

"No Brasil, as instituições estão funcionando normalmente, e juiz algum no Brasil, os juízes todos no Brasil honram a toga, se deixa abalar por qualquer manifestação que eventualmente possa ser compreendida como de todo inadequada", afirmou a ministra.

Juristas e intelectuais, no entanto, se preocuparam com as declarações. Veja as manifestações:

Claudio Lamachia, presidente nacional da OAB: "Prestes a ser encerrado...

Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

  • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
  • Publicações119348
  • Seguidores10989
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1582
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-video-eduardo-bolsonaro-fala-em-fechar-stf-e-prender-ministros/640278387

32 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O conjur e seu ativismo ideológico que só não vê quem não quer.

Onde estavam vocês quando Zé Dirceu disse que "iriam tomar o poder, o que é diferente de ganhar a eleição"?
Onde estavam quando o petista Wadih Damous falou, literal e explicitamente, que "o supremo tem que ser fechado"? (https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/04/tem-que-fechar-o-supremo-diz-deputado-petista-wadih-damous.shtml)

Não vi artigo aqui nessas ocasiões.

Não enganam ninguém... continuar lendo

Esses fatos que você mencionou provavelmente estão em algum outro lugar, outro site, não sei.
Aqui a matéria é outra, julgue-a como quiser.
Aliás, parece-me que, talvez não o ativismo, mas a parte do (a) ideológico/idolatria não é exclusividade do CJ.
At.te. continuar lendo

Pois é Texano, tendenciosas notícias. continuar lendo

Caro @dominusveritatem, julgue você o meu comentário como quiser. Fatos são fatos, independente do que se diga.

Eu não sou sítio jurídico, daí por que não tenho obrigação alguma em ser imparcial. continuar lendo

Parece que estamos lidando com pessoas desprovidas de bom senso.

Fala-se de tudo de Bolsonaro e Família, porém do presidiário barbudo, um verdadeiro representante da escória nada se diz.

Sua pretensão de presidir o Brasil de dentro de uma cadeia, e, em suia impossibilidade envia para a campanha um substituto semelhante a Dilma.

Por que não se houve falar em propostas sérias?

Por qual motivo se perde tanto tempo com inutilidades.

Esta eleição está dando nojo em abutre. continuar lendo

Com a mais absoluta certeza. continuar lendo

Como se esse tipo de artigo fosse mudar o voto de alguém.
Agora, que tem ministro precisando se explicar... isso tem. continuar lendo

O Marco Aurélio tem a cara de pau em querer cobrar respeito ao Supremo.

O cara desrespeita a decisão do pleno sobre prisão após a 2a instância toda vez em seus votos na 2a turma.

Fazia pressão e só faltava dar piti por não levarem o caso de novo ao plenário ... como se toda vez que ele fosse derrotado tivesse que se rediscutir um assunto.

Tudo porque Dilma nomeou a filha dele aos trinta e poucos anos ministra do TRF2.

Se nem ele tem respeito pelas decisões do plenário e nem pelos presidentes da Corte, como vai exigir isso dos outros? continuar lendo

Que vergonha Conjur, militando Fake News agora? A que ponto chega a militância da esquerda no meio jurídico. continuar lendo

Fake news? um vídeo com a fala explícita, impossível ser fake news, e impossível falar que o filho do milico "brincou" ou não "teve a intenção". continuar lendo

E quem não sabe que um soldado e um cabo está perfeitamente qualificado para fechar não só as postas do STF, mas do STJ, do TJ quiça do Senado.

O soldado pega o cabo da porta e a fecha.(é uma pilhéria)

Quem inverteu o tom de pilheria é desprovido de celebro ou usou uma pilheria para fazer um estardalhaço.

Só pode ser coisa de petralhas, comunistas, nazistas, indivíduos que não têm suas próprias palavras para falar o que pensam ou gostariam de poder, e recortam, ou interpretam uma fala "privada/não pública" para fazer alarido em função do novo poste que se diz qualificado para concorrer às eleições.

Fora pt, pc do que, e outros vermelhos; é chegada a hora da limpeza na política, os do pt que estavam no poder e os temer's que lá também estavam e faziam parte da mesma sigla "corrupção".

Quando às "fakes", revelam apenas o desespero de pessoas inúteis. continuar lendo

Mas por quê Paulo o Conjur não falou sobre o link abaixo, seja hoje ou mesmo em abril?

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/04/tem-que-fecharosupremo-diz-deputado-petista-wadih-damous.shtml

Porque o Wadih Damous é do PT? Porque é colunista do Conjur? Porque é ex-presidente da OAB-RJ? Ou pelo somatório disso tudo? continuar lendo

É militante de esquerda quem defende a CF/88? continuar lendo

Responda você, @pslellis: Haddad, por querer nova constituinte, é militante de esquerda ou não? continuar lendo

O tema aqui é um ato do filho do Bolsonaro, não vi alguém mencionando Haddad, e a minha indagação não foi respondida, responder com outra pergunta segundo os um dos 38 estratagemas erísticos de schopenhauer é tentar vencer - lacrar - sem ter razão.

Deveria ser banido do JusBrasil quem se manifesta por pseudônimo. Não dá pra saber o nome real de quem está te mencionando. continuar lendo

O que lhe impede de passar o mouse por cima do meu nick e ver que o endereço do meu perfil contém meu nome real? Absolutamente nada. E o que o impede de responder o meu questionamento? Igualmente nada. Sua resposta trata-se apenas de tergiversação ínsita ao discurso esquerdista.

Que lástima, meu caro @pslellis. continuar lendo

Não sabia que Haddad era jurista.

Ué é proibido ser filiado ao PT e escrever artigos? é proibido ser advogado e ser filiado a um Partido Político?

Que Constituição vigora no país dos senhores? É militante de esquerda o jurista que defende a CF/88? continuar lendo

Paulo,

Aprenda que a única identidade na internet é seu IP.

Qualquer um pode colocar o nome que quiser e a foto que quiser. Nome e foto não são garantias de identidade revelada na internet.

Alguns pseudônimos famosos: Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail), Coco Chanel (Gabrielle Bonheur Chanel) e Buddha (Siddhartha Gautama). continuar lendo