Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Consultores explicam como vencer a estratégia do cérebro reptiliano

Publicado por Consultor Jurídico
há 5 anos

Em seu livro O Príncipe, publicado pela primeira vez em 1532, o italiano Nicolau Maquiavel desenvolveu a teoria da política do medo, que governantes praticam até hoje. Entre outras coisas, ele recomendou ao príncipe infundir medo em seus súditos, a fim de angariar apoio para suas empreitadas.

Nos últimos dois anos, o presidente Donald Trump vem usando essa mesma tática — no caso, a de infundir na população medo de imigrantes — para defender a necessidade de construir seu muro na fronteira com o México. Ele chegou a levar à Casa Branca um grupo de mães que perderam seus filhos ou maridos, vítimas de “imigrantes criminosos, traficantes e estupradores” que atravessam a fronteira ilegalmente todos os dias.

Mas o recurso da política do medo não é exclusividade de príncipes em geral. Na verdade, é bem popular. Embora em doses menores, mães a usam para convencer os filhos a não ir nadar na lagoa depois do almoço, porque o filho de uma amiga fez isso, teve uma congestão e morreu. Religiões, para persuadir os fiéis a seguirem as regras para não ir para o inferno. E promotores e advogados, para buscar o apoio dos jurados para sua causa.

A acusação, em julgamentos criminais, e demandantes, em julgamentos civis (que, nos EUA, também pode ter júri), usam essa velha tática para persuadir cada jurado de que o réu — ou o demandado — é um perigo para ele e para a comunidade em que vive. E que só ele pode colocar o “perigoso” fora de circulação, por condená-lo à prisão, ou punir o demandado, por condená-lo a pagar uma indenização grande o suficiente para nunca mais repetir o erro.

Nos EUA, essa tática é conhecida como “método do réptil”, porque é associada à exploração do cérebro reptiliano do jurado (e de todo ser humano). Tal tática é muito usada porque funciona. Mas é possível vencê-la, dizem os consultores John Wilinskiw e Christina Marinaks, em um artigo para o site Litigation Insights.

Para se contrapor a essa tática, basta que o advogado conheça a teoria do cérebro trino e saiba esti...

Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

  • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
  • Publicações119348
  • Seguidores10991
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações271
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/consultores-explicam-como-vencer-a-estrategia-do-cerebro-reptiliano/704303061

Informações relacionadas

ADVOCACIA DIGITAL
Notíciashá 6 anos

7 estratégias para ganhar uma discussão, comprovadas pela ciência

DR. ADEvogado, Administrador
Notíciashá 5 anos

Ofensas sem palavrões: pequeno dicionário para xingar sem perder a erudição

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Maravilha continuar lendo

Perfeito!! A política do medo é uma forma de manter a sociedade aprisionada (e alienada). continuar lendo