Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Escritor não causa dano moral ao relatar sofrimento na tragédia da Boate Kiss

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 5 anos

    É livre a manifestação das atividades intelectuais, artísticas, científicas e de comunicação, como asseguram os artigos , incisos IV e IX, e 220 da Constituição da República. Assim, a liberdade de expressão, se exercida sem abusos ou excessos, não pode sofrer censura nem dá ensejo à responsabilização civil.

    O fundamento jurídico livrou o escritor gaúcho Lauro Trevisan e a editora que pública seus livros de pagarem indenização por danos morais aos pais de uma jovem morta no incêndio da Boate Kiss, ocorrida em 27 de janeiro de 2013, com 242 vítimas, em Santa Maria. Ambos culparam o livro "Kiss – Uma porta para o céu" pelo sofrimentos que vivenciaram. A Justiça do Rio Grande do Sul também negou o pedido para proibir a reimpressão e a comercialização da obra.

    O relator da Apelação na 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça gaúcho, desembargador Marcelo Cezar Müller, não viu ato ilícito nem excessos na conduta dos réus. Tal como o juízo de origem, entendeu que escritor e editora agiram ao abrigo da liberdade de imprensa ao editarem a obra ficcional.

    "O valor de uma sociedade livre foi alvo de determinação expressa como sendo um dos objetivos da República (CF, art. , I) e pressupõe, certamente, o respeito ao direito de expressão", anotou no acórdão, negando a Apelação e confirmando os exatos fundamentos da sentença.

    ...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores10989
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações89
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/escritor-nao-causa-dano-moral-ao-relatar-sofrimento-na-tragedia-da-boate-kiss/713507030

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)