Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Decisões do Supremo sobre lei de responsabilidade fiscal foram destaque

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 5 anos

    O Plenário do Supremo Tribunal Federal julgou uma série de ações que questionavam a Lei de Responsabilidade Fiscal. Entre as decisões tomadas pela corte está a que considerou válido o trecho que diz ser necessário mostrar fonte de custeio ao criar lei que aumente despesas.

    A corte decidiu também que é constitucional a União bloquear repasses voluntários a estados e municípios caso eles não cumpram seu dever de instituir e arrecadar tributos locais. A possibilidade do bloqueio está prevista no artigo 11 da Lei de Responsabilidade Fiscal. Também por unanimidade, foram julgados constitucionais os artigos 35, 51 e 60 da LRF.

    30 anos de Supremo
    O ministro Celso de Mello completou 30 anos de Supremo Tribunal Federal no último sábado (17/8). Celebrado pela comunidade jurídica, o ministro foi exaltado em artigos publicados por seus colegas de corte:

    Luiz Edson Fachin: "Ser e estar com Celso ao lado: um jurista fiel a si mesmo"
    Alexandre de Moraes: "30 anos de Celso de Mello no Supremo: um exemplo a ser seguido"
    Gilmar Mendes: "30 anos de Celso no STF: o legado de um garantista que não se nega a inovar"
    Luís Roberto Barroso: "A corte Celso de Mello: a memória e reserva moral do Supremo"


    Os ministros também exaltaram Celso de Mello durante sessão da corte: "O MP tem revelado tanto valor. Um exemplo é a PGR e trabalhamos juntos até ela atuar no TST. O registro é necessário. Celso de Mello, oriundo do MP, é portador de uma formação humanística e técnica", disse Marco Aurélio.

    A presidente do Tribunal Superior Eleitoral,...







    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores10991
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações64
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/decisoes-do-supremo-sobre-lei-de-responsabilidade-fiscal-foram-destaque/747987039

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)