Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Desinteresse do consumidor afasta cláusula de arbitragem, decide STJ

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 4 anos

    Embora a Lei de Arbitragem (Lei 9.307/1996) estabeleça que a existência de cláusula arbitral no contrato afasta a jurisdição estatal, o consumidor pode abdicar da opção extrajudicial de resolução de conflitos e buscar diretamente o Judiciário. E isso é possível ainda que sejam cumpridos os requisitos de clareza e destaque do compromisso arbitral, e que também o contrato de adesão seja claro quanto à cláusula arbitral.

    O entendimento foi reafirmado pela 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça ao reformar acórdão do Tribunal de Justiça de Goiás que, em virtude da existência de compromisso arbitral no contrato, havia negado o prosseguimento de ação ajuizada pela consumidora contra uma empreiteira, na qual ela busca a execução forçada das obras de infraestrutura contratadas na compra de um imóvel de luxo.

    De acordo com o TJ-GO, havendo cláusula compromissória arbitral no contrato, e respeitadas as exigências contidas no artigo , parágrafo 2º, da Lei 9.307/1996, é impositivo reconhecer a sua validade.

    A relatora do recurso especial da consumidora, ministra Nancy Andrighi, afirmou que, desde a promulgação da Lei 9.307/1996, "não há qualquer dúvida" de que a existência de compromisso ou de cláusula arbitral constitui hipótese de extinção do processo judicial sem resolução do mérito, já que, como regra, a convenção de arbitragem implica o afastamento da jurisdição estatal.

    Entretanto, ponderou a ministra, a questão se torna mais complexa no caso de cláusulas compromissórias em contratos de adesão, com a incidência da legislação d...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores10991
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações212
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desinteresse-do-consumidor-afasta-clausula-de-arbitragem-decide-stj/795211292

    Informações relacionadas

    Petição Inicial - TJRJ - Ação de Conhecimento, com Fundamentos em Obrigação de Fazer e Indenização por Danos Morais - Procedimento Comum Cível - contra Liberty Seguros

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 2 anos

    2.2.1 Natureza jurídica do direito de arrependimento do consumidor

    Rafael Rocha Filho, Estudante de Direito
    Artigoshá 11 meses

    É legal incluir cláusula compromissória (arbitragem) em contrato de compra e venda de imóvel?

    Julia Benati, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Como funciona o distrato de um contrato de compra e venda de imóvel?

    Mariana Lopes Moraes Ferreira, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Assinei um contrato que possui cláusula de arbitragem e agora?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)