Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    O STF e a criação do município Luís Eduardo Magalhães, na Bahia

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 15 anos

    A análise da questão em torno do denominado município putativo iniciou-se com o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta pelo Partido dos Trabalhadores em detrimento da Lei Estadual baiana 7.619 /2000, que criou o município de Luís Eduardo Magalhães tendo em vista o desmembramento do município de Barreiras (Informativo 427 Supremo Tribunal Federal).

    Alega-se, na espécie, ofensa ao artigo 18 , parágrafo 4º , da Constituição Federal , porquanto o referido ente fora criado em ano de eleições municipais, sem que existisse a lei complementar federal prevista no texto constitucional , a qual compete definir o período em que os municípios poderiam ser instituídos.

    Sustentou-se, ainda, que o preceito da Constituição baiana que atribuíra à lei complementar estadual os requisitos para a criação de municípios teria sido revogado com o advento da Emenda Constitucional 15 /96 e que a lei impugnada viola o regime democrático, uma vez que a consulta prévia constitucionalmente exigida, por meio de plebiscito, não fora realizada com a totalidade da população envolvida no processo de emancipação, tendo apenas determinado distrito se manifestado. Ademais, os estudos de viabilidade municipal foram publicados em data posterior ao citado plebiscito.

    Entende-se que município putativo à semelhança do que acontece com o casamento putativo e a sociedade de fato, com base nos princípios da reserva do impossível, da continuidade do Estado Federativo, segurança jurídica, confiança, força normativa dos fatos e situação excepcional consolidada, deve continuar a existir e repercutir seus efeitos jurídicos como se criado com base na norma constitucional.

    Nos termos do artigo 18 , parágrafo 4º , da Constituição da Republica Federativa do Brasil , in verbis :

    Art. 18. A organização político-a...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores10991
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2059
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-stf-e-a-criacao-do-municipio-luis-eduardo-magalhaes-na-bahia/934967

    Informações relacionadas

    Supremo Tribunal Federal
    Jurisprudênciahá 17 anos

    Supremo Tribunal Federal STF - AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE: ADI 2240 BA

    Notíciashá 17 anos

    STF confirma a Emenda Constitucional 15/96

    OAB - Seccional Bahia
    Notíciashá 15 anos

    A criação de municípios e a jurisprudência do STF

    Henrique Carvalho Brito, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Aspectos Práticos da Nova Lei de Franquias - Lei 13.966/19.

    Yan Rêgo Brayner, Delegado de Polícia
    Artigoshá 4 anos

    Exceção de Romeu e Julieta x Súmula 593 do STJ

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)